Parlamento russo ratificará acordos de defesa com Abkházia e Ossétia do Sul

Moscou, 20 out (EFE).- A Duma (Parlamento russo) ratificará em 29 de outubro os acordos de amizade, cooperação e assistência mútua em caso de agressão com as regiões separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul.

EFE |

"A revisão destes acordos é prioritária e importante, e será realizada em uma sessão extraordinária da Duma em 29 de outubro", declarou hoje o porta-voz Oleg Morozov à agência russa "Interfax".

A Duma se apressou em ratificar os acordos de amizade, cooperação e assistência mútua em caso de agressão entre Rússia, Abkházia e Ossétia do Sul por ordem expressa do presidente russo, Dmitri Medvedev, que na segunda-feira passada havia considerado prioritária a revisão dos documentos.

Os acordos estipulam que haverá consultas "cada vez que, na opinião de uma das partes signatárias, surgir uma ameaça de agressão, a fim de garantir a defesa conjunta, a manutenção da paz e a segurança mútua".

Além disso, cada uma das partes permitirá "às outras o direito de construir e utilizar infra-estrutura militar e bases militares em seu território".

Segundo fontes da Abkházia e da Ossétia do Sul, está prevista a construção de uma base militar russa na Ossétia do Sul e outra na Abkházia, e já começou a mobilização das tropas regulares russas em ambos os territórios.

A Rússia reconheceu em 26 de agosto a independência das duas regiões georgianas, com as quais estabeleceu formalmente relações diplomáticas no último dia 9.

bs/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG