Parlamento libanês convoca para domingo sessão para escolher presidente

Beirute, 22 mai (EFE) - A escolha de um novo presidente do Líbano ocorrerá neste domingo às 17h (11h em Brasília), informou hoje oficialmente o presidente do Parlamento libanês, Nabih Berri.

EFE |

Berri convocou pela 20ª vez os deputados à Câmara para que elejam um presidente, mas, nesta ocasião, ao contrário das anteriores, foi alcançado um acordo prévio entre a maioria e a oposição para nomear o chefe do Exército, Michel Sleiman, como novo chefe de Estado.

A vaga de presidente do Líbano está vazia desde que o mandato do ex-presidente Émile Lahoud expirou em novembro do ano passado.

A votação de um novo presidente foi estipulada na quarta-feira pelas partes libanesas nas negociações de Doha, capital do emirado do Catar.

O porta-voz de Berri, Ali Hamedan, afirmou à Agência Efe que o presidente do Parlamento está "muito satisfeito" de ter conseguido que a maioria anti-síria e a oposição liderada pelo Hisbolá chegassem a um acordo que permita superar o bloqueio que mantém o país sem chefe de Estado desde novembro.

O pacto foi anunciado na quarta-feira oficialmente na sessão de encerramento do diálogo iniciado no sábado passado na capital catariana após os confrontos registrados no dia 7 em Beirute e em outras regiões libanesas, que deixaram mais de 60 mortos.

Segundo o acordo, o Parlamento libanês elegerá Suleiman e será formado um Governo composto por 30 membros, sendo 16 da maioria, 11 da oposição - o terço mais um, que permite aos opositores o direito a veto-, enquanto os três restantes serão nomeados pelo presidente.

EFE ks/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG