Parlamento iraquiano aprova lista com candidatos do bloco sunita a ministro

Bagdá, 19 jul (EFE) - O Parlamento iraquiano aprovou hoje uma lista de dez aspirantes a ministro, entre eles seis da Frente do Consenso iraquiano (FCI), o principal bloco sunita do Iraque, em uma decisão que abre caminho para que a legenda volte ao Executivo.

EFE |

Segundo a emissora estatal de televisão "Al Iraqiya", além dos seis candidatos da FCI, a lista inclui quatro nomes propostos pela coalizão xiita Aliança Unida Iraquiana, o maior bloco na Câmara.

A FCI se retirou, no ano passado, do Governo do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, em protesto pelo que qualificou de fracasso do Executivo em introduzir reformas políticas e de segurança no país, que incluem a libertação de milhares de detidos, na maioria sunitas.

Vários deputados, entre eles membros do partido xiita Dawa, do ex-primeiro-ministro Ibrahim al-Jaafari, se retiraram da sessão de hoje no Parlamento em protesto por alguns candidatos da lista, disse o deputado sunita Abdullah Iskandar à rede de televisão.

Segundo ele, todos os aspirantes propostos pela FCI pertencem ao Partido Islâmico Iraquiano, do vice-presidente iraquiano, Tareq al-Hashemi. EFE ah/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG