Parlamento Europeu pede novo acordo de associação entre UE e EUA

BRUXELAS - A comissão de Assuntos Exteriores do Parlamento Europeu (PE) pediu nesta terça-feira à União Europeia (UE) que negocie com os Estados Unidos um novo acordo que reforce as relações bilaterais.

EFE |

Os eurodeputados aprovaram um relatório do deputado espanhol José Millán Mon. Segundo o documento, é necessário substituir o atual acordo, firmado em 1995, por um mais adaptado ao cenário atual.

Entre os pontos está a criação de um "Conselho Político Transatlântico" - presidido pelo chefe da diplomacia europeia e pelo secretário de Estado americano - como órgão de consulta e coordenação em matéria de política externa e de segurança.

Além disso, o texto propõe elevar o número de cúpulas anuais de uma para duas e a formação de uma assembleia parlamentar composta por deputados do Parlamento Europeu e do Congresso americano.

Para os eurodeputados, a chegada de Obama à Casa Branca, as reformas incluídas no Tratado de Lisboa e a atual crise criam o contexto adequado para renovar as relações entre a UE e os EUA.

"É o momento adequado para dar uma base mais estável, atualizada e ambiciosa à relação", comentou Millán Mon, do Partido Popular (PP) espanhol. O relatório será votado definitivamente no final de março.

Leia mais sobre União Europeia

    Leia tudo sobre: união européia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG