Parlamento estudará solicitação de Kerry para viajar ao Irã, diz porta-voz

Teerã, 29 dez (EFE).- O Parlamento iraniano será o encarregado de examinar a solicitação do senador americano John Kerry para poder visitar o Irã, disse hoje o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast.

EFE |

"Parece que o senhor Kerry pediu para viajar ao Irã. A questão foi referida ao Parlamento, já que é uma visita parlamentar e deve ser a Câmara a se pronunciar, uma vez realizados os exames pertinentes", afirmou.

Estados Unidos e Irã romperam laços diplomáticos em abril de 1980, após consolidada a vitória da revolução que retirou do poder o último xá da Pérsia, e em plena crise com o ataque de estudantes à Embaixada de Washington em Teerã, onde retiveram 52 pessoas durante 444 dias.

Logo após assumir a Presidência, o líder americano, Barack Obama, expressou seu desejo de iniciar uma nova etapa nas relações com o regime iraniano, se este decidir "abrir o punho".

No entanto, meses atrás, um assessor próximo ao líder supremo da Revolução iraniana, aiatolá Ali Khamenei, disse que uma mudança na relação com os Estados Unidos não está atualmente na agenda. EFE jm-msh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG