Parlamento do Iraque aprova nomeação de vice-primeiro-ministro curdo

Bagdá, 11 jan (EFE).- O Parlamento do Iraque aprovou hoje a nomeação do deputado Ros Noori Shawis como vice-primeiro-ministro curdo em substituição ao antecessor, Borhom Saleh, que renunciou em agosto, conforme comunicado oficial.

EFE |

Segundo a nota emitida pelo escritório de imprensa do Parlamento, Shawis conquistou a confiança dos membros do Conselho de Deputados, formado por 325 cadeiras.

Em agosto, o primeiro-ministro iraquiano, o xiita Nouri al-Maliki, aceitou a renúncia do ex-vice-primeiro-ministro curdo, Borhom Saleh, para que este se apresentasse como candidato à Presidência do Governo do Curdistão, cargo que ocupa atualmente.

Shawis, de 63 anos, é um dos dirigentes do Partido Democrático do Curdistão, liderado pelo presidente desta região autônoma, Massoud Barzani.

Nos últimos anos, ocupou vários altos cargos, entre eles o de vice-presidente durante o mandato de Iyad Allawi, que foi primeiro-ministro do Governo temporário em 2004, e vice-primeiro-ministro para o Gabinete de Ibrahim al-Jaafari em 2005.

A nomeação de Shawis ocorre antes da realização em 7 de março das eleições parlamentares iraquianos, que devem mudar o mapa político do país. EFE am/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG