Bagdá, 3 nov (EFE).- O Parlamento iraquiano aprovou hoje uma emenda da Lei Eleitoral Provincial que outorga um representante a cada comunidade religiosa minoritária nos conselhos provinciais de Basra, Ninawa e Bagdá, segundo fontes parlamentares.

As fontes disseram à Agência Efe que 106 dos 150 deputados que estão na câmara legislativa votaram a favor da emenda para conceder um assento aos cristãos e outro aos sabeus no conselho provincial de Bagdá.

Além disso, com a aprovação desta emenda os cristãos desfrutarão de uma cadeira no conselho de Basra e no de Ninawa, onde os yazidis e os shabak também contarão com um representante.

O enviado das Nações Unidas no Iraque, Stefan de Mistura, apresentou recentemente às autoridades deste país uma proposta para conceder vários assentos às minorias religiosas iraquianas nas administrações provinciais.

O Parlamento aprovou em outubro a lei eleitoral para os conselhos provinciais, embora o Conselho da Presidência iraquiana tenha solicitado aos deputados que revisassem a representação das minorias nas diferentes câmaras locais. EFE ah/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.