Parlamento da Rússia apóia a independência da Abkházia e Ossétia do Sul

As câmaras alta e baixa do parlamento russo votaram nesta segunda-feira a favor do reconhecimento da independência da Abkházia e Ossétia do Sul, duas regiões separatistas pró-russas da Geórgia.

AFP |

Os 447 deputados presentes na câmara baixa do parlamento (Duma) votaram a favor de uma moção que solicita ao presidente russo Dimitri Medvedev a necesidad de reconhecer a Ossétia do Sul e a Abkházia, durante uma sessão extraordinária transmitida pela tv.

Horas antes, os 130 senadores russos presentes no Conselho da Federação adotaram por unanimidade uma declaração similar.

Agora, a decisão do reconhecimento fica nas mãos do governo russo.

A votação do parlamento russo não tem importância real, declarou o ministro georgiano da Integração, Temur Yakobashvili.

"Não vejo uma importância real desta decisão nem que efeito, do ponto de vista legal, terá no futuro da Akházia e da Ossétia do Sul", declarou o ministro à AFP.

Yakobashvili foi além ao afirmar que o reconhecimento desses dois territórios por parte da Rússia será "uma tentativa de legalizar os resultados de uma limpeza étnica".

im-alf/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG