Parlamento da Itália ratifica Tratado de Lisboa da UE

O Parlamento da Itália ratificou nesta quinta-feira por unanimidade o Tratado de Lisboa da União Européia (UE), uma semana após sua aprovação pelo Senado.

AFP |

Os deputados aprovaram o tratado europeu com 551 votos. Após a leitura do resultado, os parlamentares e os representantes do governo presidentes na Câmara dos Deputados se levantaram para ovacionar a decisão, com exceção dos deputados da populista e federalista Liga Norte.

O presidente da República, Giorgio Napolitano, elogiou a decisão unânime do Parlamento, que "retoma o prestigioso papel da Itália na Europa".

"É uma honra para nosso país que a aprovação tenha sido por unanimidade", acrescentou Napolitano após ser informado do resultado da votação.

O Tratado de Lisboa se propõe a facilitar o processo de decisão dentro da União Européia (UE), ampliada atualmente a 27 membros.

No entanto, enfrenta situação jurídica complicada por causa do "não" irlandês manifestado no referendo de 12 de junho passado.

O Tratado foi elaborado como substituto do projeto de Constituição européia, rejeitada pelos eleitores franceses e holandeses em 2005.

Leia mais sobre União Européia

    Leia tudo sobre: tratado de lisboa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG