Parlamento da Abkházia ratifica por unanimidade acordo com a Rússia

Moscou, 24 set (EFE).- Os deputados da Assembléia Popular da região separatista georgiana da Abkházia ratificaram hoje por unanimidade o acordo de amizade, cooperação e assistência mútua em caso de agressão assinado com a Rússia.

EFE |

A votação no Parlamento contou com a presença do presidente da Abkházia, Sergei Bagapsh, informou a agência "Interfax".

A vice-presidente do Parlamento, Irina Agrba, qualificou a sessão de histórica e destacou o grande significado que tem para o destino da Abkházia e de sua população.

A Rússia assinou em 17 de setembro em Moscou diferentes acordos de amizade, cooperação e assistência mútua em caso de agressão com a Abkházia e a Ossétia do Sul, outra região separatista georgiana.

Estes acordos autorizam uma permanente presença militar russa nos dois territórios.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, qualificou estes acordos, similares aos que a União Soviética assinou com os países-membros do Pacto de Varsóvia, de "históricos" e de uma "confirmação lógica" da vitória russa no conflito com a Geórgia.

A Rússia já acordou com as duas regiões separatistas georgianas o desdobramento de 3.800 soldados regulares, que substituirão as atuais forças de paz.

O Ministério de Exteriores da Geórgia assegurou que esses acordos "não têm força legal" e contradizem o direito internacional. EFE egw/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG