Parlamento confirma Kan como primeiro-ministro

Naoto Kan, de 63 anos, substitui Yukio Hatoyama, que renunciou ao cargo

EFE |

Tóquio - A Câmara Baixa japonesa confirmou que o recém-nomeado presidente do Partido Democrático (PD), Naoto Kan, de 63 anos, será o primeiro-ministro do Japão em substituição a Yukio Hatoyama, que ficou no cargo por apenas oito meses e meio. O líder do PD recebeu os votos a favor de 313 dos 477 deputados presentes na Câmara de Representantes japonesa, na qual seu partido tem maioria absoluta.

Além disso, sua candidatura recebeu o apoio da votação paralela no Senado, com 123 de 237 votos possíveis, na Câmara Alta, que o Partido Democrático controla graças ao apoio de outras formações menores. Duas horas antes, Kan, até agora "número dois" no Governo, tinha sido eleito presidente do Partido Democrático com vitória tranquila em eleições internas de seu partido, em substituição a Yukio Hatoyama, que na quarta-feira anunciou sua renúncia.

Hatoyama teve vitória arrasadora nas eleições gerais de 30 de agosto do ano passado, e o PD conseguiu dois terços das cadeiras na Câmara de Representantes. Ao assumir o poder, em 16 de setembro, ele tinha uma popularidade de 72 %. Entretanto, na última semana seu apoio tinha caído a 17%, em grande parte por sua má gestão da polêmica sobre uma base militar dos Estados Unidos no sul do território japonês. O partido temia por seu futuro, principalmente pelas eleições parciais para o Senado, previstas para julho.

Após ser eleito presidente do PD, Kan reconheceu que a situação política no Japão é complicada, mas se comprometeu a "superar os problemas e reconstruir o país". Seu novo ministro porta-voz será Yoshito Sengoku. A formação do Governo deve ser feita até a próxima semana, segundo a imprensa japonesa. Naoto Kan é o sexto chefe do Governo de Japão desde setembro de 2006, após Junichiro Koizumi, Shinzo Abe, Yasuo Fukuda, Taro Aso e Yukio Hatoyama, nessa ordem.

    Leia tudo sobre: iGmundojapãopolítica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG