ameaça a soberania - Mundo - iG" /

Parlamento Amazônico diz que Quarta Frota ameaça a soberania

Brasília, 17 jul (EFE).- O Parlamento Amazônico (Parlamaz) divulgou hoje uma carta assinada por representantes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Suriname e Venezuela, na qual qualifica a Quarta Frota dos Estados Unidos como uma ameaça à soberania da América Latina.

EFE |

O documento foi divulgado em Brasília, depois de uma reunião de três dias dos integrantes deste Parlamento, fundado em 1988, no marco da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), integrada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

"Manifestamos nossa preocupação com a presença da Quarta Frota dos EUA nos mares da América do Sul, pois representa uma verdadeira ameaça à soberania dos povos latino-americanos e amazônicos, e solicitamos aos nossos Governos que peçam explicações ao Governo dos EUA", diz o texto.

Em outro parágrafo, a nota celebra a retomada do diálogo entre Colômbia e Venezuela após a recente crise política e convida "os demais países do continente a solucionar as diferenças pela via diplomática, para garantir a paz na região".

Além disso, o documento reitera a preocupação do Parlamento pela degradação da Amazônia e solicita aos Governos que defendam o desenvolvimento sustentável, pela proteção da biodiversidade e dos recursos naturais, assim como para garantir a preservação da cultura dos povos indígenas.

A chamada Carta de Brasília também pede que os Governos dos países amazônicos rejeitem todo projeto de desenvolvimento ou obra de infra-estrutura que se edifique na região, sem que previamente sejam feitos os correspondentes estudos de impacto ambiental. EFE ed/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG