Parlamentares portugueses vêm ao Brasil para atos da chegada da família real

Lisboa, 11 mai (EFE).- Uma delegação parlamentar de Portugal, liderada pelo presidente da Assembléia da República, Jaime Gama, viaja hoje ao Brasil para comparecer aos atos em comemoração dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro.

EFE |

Junto com Gama, integram a delegação de Portugal outros cinco deputados, presidentes de várias comissões parlamentares, que participarão durante três dias das comemorações organizadas no Brasil pelo Congresso.

Gama se reunirá na terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e visitará no Rio a exposição "Um Novo Mundo, um Novo Império: a Corte Portuguesa no Brasil", no Museu Histórico Nacional.

A mostra foi produzida em meio às comemorações dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil, escapando da invasão francesa na Península Ibérica.

Os atos comemorativos da mudança da família real em Lisboa começaram este ano com vários eventos que contaram com a presença de autoridades militares e políticas brasileiras, entre elas o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, que agora receberá a visita do parlamentar português.

Durante sua visita ao Brasil, Gama se reunirá com o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, e o do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

A delegação de deputados portugueses participará também, em Brasília, do seminário "As Origens do Estado nacional, das Cortes Gerais ao Parlamento Brasileiro", que contará com a presença de historiadores e especialistas dos dois países.

Além de Gama, integram a representação portuguesa os presidentes da Comissão de Assuntos Constitucionais, Osvaldo de Castro; de Assuntos Estrangeiros, Henrique de Freitas; e da Defesa, Miranda Calha.

Completam a delegação o presidente e o vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil, José Lello e Correia de Jesus, respectivamente. EFE ecs/ev/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG