Parlamentares fazem nova denúncia contra os Kirchner por compra de dólares

Buenos Aires, 5 fev (EFE).- Legisladores da União Cívica Radical, a principal força opositora na Argentina, apresentaram hoje uma denúncia contra a presidente, Cristina Fernández de Kirchner, e seu marido e antecessor, Néstor Kirchner, para que se investigue a compra de US$ 2 milhões que este admitiu ter feito em 2008.

EFE |

O processo foi apresentado ao juiz Julián Ercolini pelo senador José Cano e os deputados Silvana Giudici e Rubén Lanceta, informaram fontes judiciais.

Os parlamentares consideraram em sua denúncia que "a compra significativa de dólares por parte do marido da presidente deve dar lugar a suspeitas quanto ao manejo de informação privilegiada".

Há dois dias, a também opositora Coalizão Cívica denunciou o casal presidencial por suposto enriquecimento ilícito depois que Kirchner admitiu que, em outubro de 2008, em plena turbulência financeira internacional, ter comprado US$ 2 milhões para adquirir um pacote de ações em um hotel de luxo na cidade de El Calafate, na Patagônia argentina.

A compra foi feita de acordo com as leis argentinas, mas a oposição questiona Kirchner apostando na possibilidade de que se beneficiou de informações privilegiadas.

O ex-presidente (2003-2007) afirmou que "não existiu possibilidade de benefício cambial, já que o pagamento realizado foi na mesma moeda pela qual tais aquisições de divisas foram feitas".

Sua esposa e sucessora também negou qualquer especulação na compra dos dólares e considerou que o maior problema de Kirchner é que vive "de forma honesta" na Argentina.

"Se tivessem encontrado alguma conta de Kirchner nas Ilhas Cayman... Mas tudo o que dizem está em sua declaração juramentada", argumentou Cristina.

Um juiz federal suspendeu em dezembro passado uma causa por suposto enriquecimento ilícito contra os Kirchner, iniciada depois da notíca de que seu patrimônio tinha aumentado 158% em 2008. EFE cw/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG