Parlamentares do Conselho da Europa viajarão amanhã à Geórgia

Paris, 17 ago (EFE).- Dois membros da Assembléia parlamentar do Conselho da Europa viajarão amanhã a Tbilisi para obter informações sobre o conflito com a Rússia e examinar a situação dos direitos humanos com as autoridades.

EFE |

Os dois parlamentares, o liberal húngaro Matyas Eorsi e o socialista albanês Kastriot Islami, são os conferentes que preparam um relatório sobre o respeito por parte da Geórgia de seus compromissos e obrigações em matéria de direitos humanos.

Durante a visita, que durará até a próxima quinta-feira, os enviados devem reunir-se com o presidente Mikhail Saakashvili, e os ministros de Assuntos Exteriores, Interior, Defesa e Reintegração, e com o presidente do Parlamento.

Os dois conferentes viajarão ainda a Moscou, no final da semana que vem.

O presidente da Assembléia parlamentar, Lluis María de Puig, pediu há poucos dias que não fiquem impunes as violações aos direitos humanos ocorridas durante o conflito entre Geórgia e Rússia, pelo território da Ossétia do Sul.

Geórgia e Rússia são membros do Conselho da Europa, o que lhes obriga a tentar resolver suas diferenças de forma pacífica, respeitando os direitos humanos e as leis humanitárias, lembra o comunicado. EFE jms/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG