Parlamentares americanos votarão resgate para montadoras na próxima semana

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou nesta sexta-feira que o projeto de lei para resgatar as três maiores montadoras americanas será votado na semana que vem.

AFP |

"Espero que o projeto seja apresentado para votação na Câmara na próxima semana", afirmou Pelosi através de um comunicado.

Ela argumenta que o grande aumento do número de desempregados no país, em dados divulgados na sexta-feira, após dois dias de conversações no Congresso com executivos da indústria automobilística, deixaram claro que o Poder Legislativo deve oferecer uma ajuda "limitada" e a curto prazo ao setor.

"O Congresso insiste que qualquer legislação deve incluir um mecanismo de supervisão para garantir que os contribuintes sejam protegidos e que os recursos sejam direcionados para permitir a viabilidade e a competitividade a longo prazo da indústria automobilística americana", declarou Pelosi.

A líder da maioria no Senado, Harry Reid, também anunciou que a Câmara pretende votar o projeto na próxima semana, pedindo aos republicanos que colaborem para uma rápida aprovação do texto.

"Devemos realizar as votações na próxima semana para ajudar os milhões de americanos que dependem de uma indústria automobilística saudável para suas vidas", disse Reid em um comunicado.

"Não podemos correr o risco destas empresas falirem quando nossa economia enfrenta a maior preda de empregos de uma geração e já está há um ano em uma devastadora recessão", concluiu.

col/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG