Paris propôs a Londres estratégia conjunta de dissuasão nuclear

A França propôs a Grã-Bretanha a criação de uma força de dissuasão nuclear conjunta e a divisão das patrulhas submarinas, mas Londres não aceitou a estratégia, que considera politicamente inaceitável, informa a imprensa britânica.

AFP |

Londres e Paris estudaram um eventual projeto de dissuasão nuclear conjunto, informa o jornal The Guardian.

A estratégia dos dois países está baseada em patrulhas marítimas, com o deslocamento permanente no mar de pelo menos um submarino nuclear armado com mísseis nucleares.

"Mencionamos a ideia de compartilhar a permanência no mar dentro de uma discussão mais ampla sobre a divisão das tarefas de defesa", declarou uma fonte francesa ao jornal.

Uma fonte do governo britânico confirmou a proposta francesa, mas destacou que esta provocaria indignação na Grã-Bretanha a poucas semanas das eleições legislativas, previstas para 6 de maio.

Segundo o Guardian, o presidente francês Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro britânico Gordon Brown abordaram o tema durante um encontro em Londres em março de 2008.

Em fevereiro de 2009, dois submarinos nucleares, um francês e um britânico, se chocaram quando navegavam no Oceano Atlântico. O ministério francês da Defesa propôs na época que os dois países compartilhassem mais informações.

sr/fp

    Leia tudo sobre: françagrã-bretanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG