Bruxelas, 16 jan (EFE).- A ministra da Economia e Indústria francesa, Christine Lagarde, fez hoje um apelo à Comissão Europeia para que suavize as normas que regulam as ajudas aos construtores automobilísticos europeus.

Christine aposta em "ampliar rapidamente" o plano de ação europeu em favor do setor do automóvel para acompanhar "a curto e longo prazo" uma indústria que qualificou de "estratégica" para a França e para a Europa.

A ministra francesa fez estes comentários, em comunicado, após participar de um encontro com representantes da Comissão Europeia e as titulares de Indústria dos outros Estados-membros para analisar a atual crise da indústria europeia do motor e as medidas adotadas por cada país.

Na opinião do responsável francesa, o Executivo comunitário deveria desempenhar um papel de coordenação "rápido e eficaz" no financiamento que o setor precisar.

Christine considera que o plano proposto pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI) é uma ferramenta "útil" para fazer frente a esta crise embora estima que deveria contar com um orçamento mais elevado. EFE pi-epn/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.