entrega do menino ao pai americano, David Goldman. Inicialmente, parecia que estávamos trocando uma caixa de sapatos, afirmou Bianchi, muito emocionada, em entrevista coletiva nesta sexta-feira. ¿Mas ele (Goldman) se deu conta de como S. não estava bem e disse para mim: fique tranquila, estou tentando essa guarda há cinco anos e vou tratá-lo muito bem¿." / entrega do menino ao pai americano, David Goldman. Inicialmente, parecia que estávamos trocando uma caixa de sapatos, afirmou Bianchi, muito emocionada, em entrevista coletiva nesta sexta-feira. ¿Mas ele (Goldman) se deu conta de como S. não estava bem e disse para mim: fique tranquila, estou tentando essa guarda há cinco anos e vou tratá-lo muito bem¿." /

Parecia que estávamos trocando uma caixa de sapatos, diz avó de S.G.

RIO DE JANEIRO ¿ Silvana Bianchi, a avó brasileira de S.G., 9 anos, deu detalhes sobre como foi a http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/12/24/sg+deve+ser+entregue+ao+consulado+americano+ate+9h+de+hoje+9255132.html target=_topentrega do menino ao pai americano, David Goldman. Inicialmente, parecia que estávamos trocando uma caixa de sapatos, afirmou Bianchi, muito emocionada, em entrevista coletiva nesta sexta-feira. ¿Mas ele (Goldman) se deu conta de como S. não estava bem e disse para mim: fique tranquila, estou tentando essa guarda há cinco anos e vou tratá-lo muito bem¿.

Rodrigo de Almeida, iG Rio de Janeiro |

AE
Silvana Bianchi chora durante coletiva de imprensa

Silvana Bianchi chora durante coletiva de imprensa

Bianchi afirmou que, durante o encontro, Goldman foi "amável" e "gentil" com ela, que expressou sua preocupação em relação à alergia e à alimentação do garoto. Segundo a avó brasileira, S.G. estava tão nervoso antes de voltar aos Estados Unidos que passou mal e chorou muito, dizendo que não queria ir embora.

A avó contou que, ainda no consulado americano no Rio de Janeiro, onde o menino foi entregue ao pai, David Goldman teria concordado em fazer aulas de português, a pedido de S.G.

Ainda de acordo com Bianchi, no momento em que família brasileira explicou ao garoto que não iria recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou sua volta aos EUA, o menino disse: "Perdi minha mãe e agora vou perder minha família inteira."

Questionada por jornalistas sobre as críticas da imprensa americana, que acusou a família brasileira de ter exposto o garoto na chegada ao consulado, Bianchi respondeu com outra pergunta: "Como vocês veem a foto do David e de S. subindo as escadas do avião? O David na frente, dando sinal de ok para trás, e o S. de cabeça baixa, subindo atrás dele. Como você vêem isso?"

AE

David Goldman acena ao embarcar com o filho em avião fretado no Galeão

Bianchi afirmou que sua maior preocupação é que o pai biológico "trate S. com muito carinho e amor", além das consequências da separação entre S.G. e sua irmã de 1 ano e cinco meses, que pergunta repetidamente por ele.

"Foi uma sentença desumana, principalmente por separar dois irmãos", afirmou a avó, que classificou a decisão de entregar o menino ao pai como uma "covardia sem tamanho". "Estou envergonhada com tudo isso", disse.

Durante a coletiva, Bianchi afirmou, ainda, que a família brasileira deixou dois celulares com S.G., mas nenhum dos dois aparelhos está ligado, o que impediu o contato até agora. Ela pretende recorrer ao governo brasileiro para que o direito de visitação seja regulado.

O caso

S.G. veio para o Brasil em 2004 com a mãe, a estilista Bruna Bianchi. No Brasil, Bruna separou-se de David Goldman, não retornou aos EUA e, posteriormente, casou-se com o advogado João Paulo Lins e Silva. Em agosto de 2008, Bruna morreu durante o parto da segunda filha.

De lá para cá, Goldman e a família brasileira disputam a guarda do menino. Na última terça-feira, o ministro Gilmar Mendes restabeleceu uma decisão do TRF, que determinou que o garoto fosse levado aos Estados Unidos, cassando a liminar do colega Marco Aurélio Mello, que ordenava a permanência do menino no Brasil.

Leia também:


Leia mais sobre S.G.

    Leia tudo sobre: s.g.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG