soberania da Colômbia em acordo com EUA - Mundo - iG" /

Paraguai reconhece soberania da Colômbia em acordo com EUA

Assunção, 5 ago (EFE).- O Governo paraguaio reconheceu hoje perante o presidente colombiano, Álvaro Uribe, a autonomia e a soberania da Colômbia para negociar a presença de militares estrangeiros em seu território, sempre que não ponha em risco a segurança de países vizinhos.

EFE |

Em uma passagem rápida pelo Paraguai, dentro de uma viagem por alguns países da região para defender o acordo militar que negocia com os Estados Unidos, Uribe se reuniu está noite em Assunção com o presidente Fernando Lugo, com quem jantou antes de ir ao Uruguai.

Segundo o chanceler paraguaio, Héctor Lacognata, durante o encontro Uribe informou a Lugo sobre os acordos que está assinando com os EUA.

Apesar de Lacognata ter dito que seu país ainda não tem uma postura oficial, assegurou que o Paraguai respeita as decisões que são "autônomas e soberanas de cada país".

Porém, pediu garantias de "que esse tipo de iniciativa não ponha em risco a segurança de países vizinhos".

"Mantivemos um diálogo amplo que agradecemos sinceramente", expressou Uribe em uma breve mensagem, na qual também agradeceu a Lugo por sua hospitalidade e enviou "uma saudação cheia de afeto ao povo irmão do Paraguai".

O presidente colombiano, cuja viagem terminará nesta quinta-feira com paradas em Uruguai e Brasil, chegou ao Paraguai depois de passar por Chile, Argentina, Peru e Bolívia. EFE lb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG