Paraguai prepara segurança para encontro Lula-Lugo

Cerca de 150 soldados estão na fronteira entre Paraguai e Brasil para receber Lula na segunda-feira

AFP |

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, colocou cerca de 150 soldados do Exército nas ruas de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã (Brasil), a cidade brasileira onde se encontrará nesta segunda-feira com seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Em um local muito próximo do comando militar brasileiro de Ponta Porã, onde os presidentes se reunirão para abordar assuntos de interesse bilateral, ocorreu há uma semana no lado paraguaio um atentado perpetrado por narcotraficantes contra o senador governista Robert Acevedo. O episódio aconteceu no segundo dia do estado de exceção decretado pelo governo paraguaio para combater a violência em cinco departamentos do norte, entre eles Amambay, cuja capital é Caballero, a 550 km a nordeste da capital, Assunção.

O encontro presidencial, que previa abordar uma agenda de rotina sobre as diferenças existentes nas compensações que o Paraguai cobra pela cessão de sua parte de energia na hidrelétrica binacional Itaipu, transformou em prioridades os assuntos relacionados com a segurança da fronteira, ante o avanço do narcotráfico.

Caballero e Ponta Porã estão divididos por uma avenida, e paraguaios e brasileiros trabalham em ambos os lados da fronteira. Essa é também a porta de entrada do tráfico de cocaína e maconha, e até de armas, para os grandes mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. Robert Acevedo, o senador que sobreviveu ao atentado no último dia 27 de abril (seus dois guarda-costas morreram), disse à AFP que entre Ponta Porã e Caballero se infiltrou uma "narcosociedade", que domina estas populações.

A reunião oficial está prevista para a manhã de segunda-feira na avenida que separa Caballero e Ponta Porã, onde descerrarão uma placa. Depois, irão à sede da Primeira Divisão de Cavalaria de Ponta Porã, onde terá lugar a reunião.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG