Paraguai distribuirá 1,5 milhão de lâmpadas para poupar energia

Governo dará para cada família três lâmpadas de baixo consumo para evitar cortes de eletricidade durante o verão

Reuters |

O governo paraguaio anunciou nesta segunda-feira que distribuirá gratuitamente à população cerca de 1,5 milhão de lâmpadas de baixo consumo para poupar energia e, dessa forma, evitar eventuais cortes de eletricidade durante o verão, diante de um forte aumento do consumo residencial.

O Paraguai, proprietário de duas hidrelétricas juntamente com Brasil e Argentina, enfrentou em fevereiro deste ano contínuos e prolongados apagões atribuídos a problemas nas redes de transmissão e aos níveis recordes de consumo.

A vice-ministra de Minas e Energia, Mercedes Canese, explicou a jornalistas que a Administração Nacional de Eletricidade (Ande) entregará nos locais de cobrança três lâmpadas de baixo consumo por família, em troca do mesmo número de lâmpadas incandescentes.

Mercedes, que não disse quanto custará essa troca aos cofres públicos, explicou que a entrega começará a partir de dezembro por um período de dois meses. Ela informou ainda que, no próximo ano, serão distribuídas 2 milhões de lâmpadas.

O objetivo dessa medida é evitar que se repitam apagões que obrigaram o governo a declarar estado de emergência elétrica no início deste ano e acelerar a renovação de equipamentos obsoletos e redes de transmissão, além de recorrer a cortes programados para aliviar a carga do sistema.

Sistema

O sistema elétrico paraguaio é altamente sensível às condições climáticas porque a maior parte da carga é residencial e não industrial. A demanda elétrica cresceu cerca de 50% nos últimos seis anos, principalmente pelo aumento do uso do ar condicionado.

De acordo com o Banco Central, o consumo de energia elétrica residencial cresceu aproximadamente 16% no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2009.

    Leia tudo sobre: paraguaienergia elétricaconsumoracionamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG