Paraguai destaca avanço de negociações com o Brasil sobre Itaipu

Assunção, 26 nov (EFE) - O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai destacou hoje as negociações com o Brasil sobre a hidroelétrica de Itaipu, compartilhada pelos dois países, durante a apresentação de parte do relatório dos primeiros 100 dias do Governo de Fernando Lugo.

EFE |

O resumo de gestão da Chancelaria, apresentado pelo vice-ministro de Exteriores, Jorge Lara Castro, abordou, entre outras coisas, os avanços sobre as reivindicações de maiores lucros em Itaipu feitas por Lugo em agosto, quando assumiu a Presidência.

Nesse sentido, o documento destaca as negociações realizadas pela comissão criada em setembro pelo líder paraguaio e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atender às exigências paraguaias.

Entre outras coisas, o Paraguai exige dispor livremente da parte que lhe corresponde da energia gerada pela hidroelétrica, assim como a modificação do tratado de construção da represa, assinado em 1973, a que se opõem as autoridades brasileiras.

A Chancelaria também lembrou que o Paraguai apresentou ao Brasil uma lista de seis pontos referentes a "livre disponibilidade", "preço justo", "co-gestão plena" e a "fiscalização conjunta" na hidroelétrica.

Além disso, contempla a "revisão da dívida" de construção e a "finalização das obras" de infra-estrutura da represa. EFE rg/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG