Paraguai declara alerta epidemiológico contra gripe suína

Assunção, 27 abr (EFE).- As autoridades médicas do Paraguai declararam hoje estado de alerta epidemiológico no país para estabelecer medidas preventivas contra a gripe suína, que se expandiu no México e Estados Unidos.

EFE |

"Neste momento ativamos um alerta epidemiológica" para elaborar uma série de medidas preventivas como o controle das pessoas que procedem das áreas de risco através do Ministério do Interior, disse o vice-ministro de Saúde, Edgar Giménez, aos jornalistas.

Giménez reuniu-se hoje com especialistas do Ministério na representação local da Organização Pan-americana da Saúde (OPS) e, em seguida, disse que eles abrirão um canal oficial de comunicação "para atuar com rapidez, mantendo a calma diante desta situação".

"O que temos confirmados são os (casos) do México, Estados Unidos e Canadá; os outros casos são suspeitos porque estamos em um período de grande incidência de gripe comum", explicou.

Até agora as mortes suspeitas de terem sido causadas pela gripe suína no México chegaram a 149, embora só 20 tenham sido totalmente confirmadas, enquanto no mundo todo se intensificam os alertas e medidas para evitar sua propagação.

Além do México, há casos suspeitos ou confirmados no Brasil, Canadá, Guatemala, Porto Rico, Espanha, Líbano, França e o Reino Unido, entre outros países. EFE lb/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG