Paraguai considera um avanço a proposta do Brasil no conflito sobre Itaipu

O Paraguai considerou um avanço a proposta do Brasil sobre a central hidrelétrica binacional de Itaipu, que inclui aumento no preço da energia, revelou nesta quinta-feira o chanceler paraguaio, Héctor Lacognata, na Cúpula do Mercosul em Assunção.

AFP |

"A oferta brasileira no litígio sobre o preço que paga pelo excedente da energia paraguaia vai na linha de avançar", destacou Lacognata, dizendo acreditar que ambos os países devem dar "boas notícias" neste sentido no sábado.

Sábado, haverá um encontro entre os presidentes de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e Paraguai, Fernando Lugo, depois da Cúpula que termina sexta-feira.

A proposta foi antecipada ao governo paraguaio na quarta-feira pelo assessor de Lula para Assuntos Internacionais, Marco Aurelio García, e está sendo analisada por uma Comissão Técnica binacional, cujo texto final será levado em consideração pelos presidentes.

O Paraguai, que tem direito à metade da produção da gigantesca central binacional, não só pede um aumento do preço para a energia que vende ao Brasil, como também o direito de oferecê-la a países terceiros.

Lula e Lugo, que participarão sexta-feira em Assunção da 37ª Cúpula do Mercosul, têm marcado para o dia seguinte um encontro bilateral centrado na negociação de um acordo sobre a central Itaipu.

Lula espera alcançar uma fórmula que atenda às reivindicações paraguaias, conforme antecipou o porta-voz da presidência em Brasília, Marcelo Baumbach.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, que chegou à capital paraguaia dois dias antes da Cúpula para uma visita de Estado, tem previsto conversar com Lula sobre a possibilidade de adquirir energia do Paraguai.

Entretanto, o Brasil vem dando sinais de estar interessado em continuar sendo o único comprador da produção paraguaia excedente de Itaipu.

O ministro brasileiro de Minas e Energia, Edison Lobão, sugeriu que seu país também poderia comprar a energia de outras duas centrais paraguaias.

rq/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG