Paraguai assina acordo com OEA para melhorar processo eleitoral

Washington, 15 mai (EFE).- A Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Paraguai assinaram hoje um acordo de cooperação técnica para aperfeiçoar os processos eleitorais no país, após o pleito geral realizado em 20 de abril de 2008.

EFE |

O acordo foi assinado pelo secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, e o presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) do Paraguai, Juan Manuel Morales, informou hoje o organismo.

A assinatura do convênio foi baseada nas recomendações emitidas pela missão de observação eleitoral da OEA em seu relatório final sobre as eleições gerais do ano passado, no Paraguai.

Insulza destacou que o acordo envolve o acompanhamento em sete áreas: registro cívico permanente, comunicações, educação cívica e eleitoral, segurança do material eleitoral, transmissão dos resultados eleitorais preliminares, assessoria legal e financiamento dos partidos políticos.

Um grupo de especialistas técnicos da OEA viajará no próximo dia 20 de maio ao Paraguai para apresentar ao TSJE o plano operacional que foi elaborado para pôr em prática as recomendações. EFE cai/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG