Paraguai analisará novas propostas do Brasil sobre Itaipu

Assunção, 27 jan (EFE).- O Governo do Paraguai anunciou hoje que analisará as novas propostas do Brasil no âmbito das negociações sobre a hidrelétrica de Itaipu, que ambos os países compartilham.

EFE |

O chanceler paraguaio, Hamed Franco, disse em entrevista coletiva em Assunção que em cerca de 20 dias terá as respostas às propostas feitas pelas autoridades brasileiras durante uma reunião realizada em Brasília.

"Vamos responder com firmeza e com o desejo de continuar negociando", disse Hamed ao chegar a Assunção de uma rodada de reuniões da qual também participou seu colega brasileiro, Celso Amorim.

O chanceler paraguaio disse que uma das propostas faz alusão à exigência de um "preço justo" pelo excedente da energia que cabe ao Paraguai na hidroelétrica, o que, segundo Hamed, "dista bastante" do que o Paraguai havia "reivindicado anteriormente".

Quanto à segunda proposta brasileira, o ministro declarou que esta se refere à "criação de um fundo regional que vai ajudar a desenvolver projetos" no Paraguai.

Cogita-se também a habilitação de "uma linha de crédito" entre ambos os países, cujos montantes não foram especificados.

O Paraguai reivindica um aumento do preço que o Brasil paga pela energia que não consome. EFE rg/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG