Paradas do orgulho gay marcam sábado em cidades da Europa

Paris, Berlim e São Petersburgo foram palcos de desfiles e protestos pelos direitos homossexuais

iG São Paulo |

Dezenas de milhares de ativistas participaram neste sábado de manifestações a favor do orgulho gay em diferentes cidades europeias.

Em Paris, a 10ª Parada do Orgulho Gay da França, que este ano leva uma mensagem aos candidatos à sucessão presidencial para que se inspirem no Senado de Nova York para legalizar o casamento gay, levou milhares às ruas da capital francesa.

Na capital alemã, Berlim , milhares de gays e lésbicas participaram neste sábado de um colorido desfile com extravagantes fantasias e carros de som. A 33ª edição do Christopher Street Day (CSD) partiu no fim da manhã de Kurfürstendamm, um dos pólos comerciais da cidade, em direção ao Portão de Brandeburgo, onde será  encerrada a manifestação com uma grande festa à noite.

O sábado também foi de manifestações em São Petersburgo, na Rússia, onde ativistas foram detidos. Em Roma, o desfile gay aconteceu no dia 11 de junho.

EUA

Na sexta-feira, o Senado de Nova York aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado, em uma histórica votação ao final de um intenso debate sobre o tema.

A lei conhecida por Marriage Equality Act foi aprovada por 33 votos contra 29, após uma série de modificações no projeto original.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: parada gayparisberlimrússiasenado ny

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG