tenta enganar - Mundo - iG" /

Para talibãs, reunião de Londres tenta enganar

Cabul, 28 jan (EFE).- Os talibãs do Afeganistão disseram hoje que a Conferência de Londres sobre o país asiático é uma tentativa de engano dos líderes promotores de guerras, e pediram a retirada das tropas estrangeiras para conseguir a paz no país.

EFE |

Em comunicado, os insurgentes disseram que a Conferência que acontece hoje na capital britânica, com a presença de enviados de mais de 60 países para debater o futuro do Afeganistão, será uma "bobagem" se a ocupação do país prosseguir.

"Os governantes promotores da guerra sob a liderança de (Barack) Obama e (Gordon) Brown querem enganar o mundo realizando a Conferência de Londres. Invadiram nosso país contra todos os princípios e normas morais e legais", afirmaram na nota.

Segundo os talibãs afegãos, a única solução viável para conseguir a paz no Afeganistão é retirar "por completo" as tropas presentes no país, que somarão aproximadamente 137 mil soldados quando chegarem os últimos reforços anunciados pelos Estados Unidos e pela Otan.

"Se tentarem prolongar a ocupação cultural e política do país, esta conferência será uma bobagem como outras", acrescentaram os insurgentes.

O presidente afegão, Hamid Karzai, deve apresentar em Londres um plano de reintegração para os talibãs, para levar os líderes do movimento à mesa de negociação, após três anos de piora na situação da segurança.

O plano é uma ideia antiga de Karzai, que pretende atrair os talibãs de base com ofertas de trabalho ou terra e conta com a aprovação do Governo dos EUA, mas precisa dos fundos que devem ser oferecidos em Londres. EFE nh-daa/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG