pró-palestino , segundo pesquisa - Mundo - iG" /

Para os israelenses, Barack Obama é pró-palestino , segundo pesquisa

Para uma maioria de israelenses, a administração de Barack Obama é mais pró-palestina que pró-israelense, segundo pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo jornal Jerusalem Post.

AFP |

Cinquenta por cento da população judaica entrevistada considera que a administração de Obama é pró-palestina, contra 6% que a considera "prí-israelense" e 36% que a vê como "neutra"; o resto não emitiu opinião.

A pesquisa mostra uma nítida mudança da opinião pública em Israel em relação ao resultados de uma investigação similar realizada em meados de maio, antes do conciliador discurso para o mundo muçulmano que o presidente americano pronunciou no Cairo.

Uma maioria relativa dos judeus israelenses (31%) considerava então a política de Obama pró-israelense, enquanto que 14% a considera pró-palestina e 40% eram neutros.

Por outra parte, uma grande maioria de judeus israelenses (69%) é contra o fim da colonização nas grandes colônias da Cisjordânia ocupada, que Israel pretende respeitar no caso de um eventual acordo de paz com os palestinos. Das pessoas entrevistas, 27% estão a favor desse gesto, enquanto o resto não emitiu uma opinião.

A pesquisa foi realizada entre 16 e 17 de junho por um instituto independente com base numa mostragem representativa de 500 pessoas na população judia de Israel.

ms/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG