ser pai não é uma obrigação, é um privilégio - Mundo - iG" /

Para Obama, ser pai não é uma obrigação, é um privilégio

Washington, 19 jun (EFE).- O presidente americano, Barack Obama, iniciou hoje um diálogo nacional sobre a paternidade e a responsabilidade, no qual pediu aos pais para que se envolvam na vida de seus filhos, porque, segundo ele, ser pai não é uma obrigação, é um privilégio.

EFE |

Às vésperas do Dia dos Pais nos Estados Unidos, comemorado no terceiro domingo do mês de junho, Obama participou hoje do primeiro fórum nacional na Casa Branca para dialogar sobre os danos da ausência da figura paterna na família.

Segundo o Governo americano, a intenção é organizar mais reuniões regionais nos próximos meses, na busca de ideias para formular políticas de apoio aos pais.

Obama, que cresceu sem a presença paterna e foi criado por sua mãe e seus avós maternos, lembrou que 23% das crianças americanas crescem sem conhecer seu pai, problema que é mais agudo na comunidade afro-americana, onde supera a casa dos 50%.

O presidente alertou que a ausência do pai aumenta as possibilidades de que os filhos abandonem os estudos, cometam crimes, fujam de casa e se transformem, eles próprios, em pais adolescentes.

"Se queremos que nossos filhos tenham sucesso na vida, necessitamos de pais que entendam que seu trabalho não termina com a concepção, que o que verdadeiramente transforma um homem em pai é sua capacidade de criar um filho e investir nele", enfatizou.

Em um momento mais íntimo do evento, Obama lembrou como, apesar do abandono de seu pai, foi ele quem o iniciou em duas de suas grandes paixões, ao presenteá-lo com sua primeira bola de basquete e levá-lo a seu primeiro show de jazz.

"Quero enfatizar que são os pequenos momentos e gestos os que podem fazer uma grande diferença" na vida de uma criança, afirmou o chefe de Estado.

Obama é pai de Sasha e Malia, de 8 e 10 anos de idade, respectivamente. EFE mp/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG