aumenta ameaça iraniana - Mundo - iG" /

Para Israel, reeleição de Ahmadinejad aumenta ameaça iraniana

O Governo israelense acha que a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad como presidente do Irã representa um aumento da ameaça iraniana e confirma sua expectativa de o pleito não mudaria muita coisa no país.

EFE |

"Se havia alguma sombra de esperança de mudança no Irã, eis aqui a reeleição de Ahmadinejad, que significa o aumento da ameaça iraniana", declarou o vice-ministro de Assuntos Exteriores de Israel, Danny Ayalon.

Em nota, Ayalon disse que seu país "não esperava" que o pleito pudesse gerar mudanças "quanto ao programa nuclear e ao terrorismo", já que não havia "diferenças significativas" entre os candidatos.

Agora, a diplomacia israelense pede de novo à "comunidade internacional" que force Teerã a "suspender imediatamente" seu programa nuclear, visto pelo Estado judeu como a maior ameaça à sua existência.

Por sua vez, o ministro de Cooperação Regional, Silvan Shalom, do Likud (direitta), disse que os resultados "explodem na cara daqueles que pensavam que o Irã estava pronto para o diálogo verdadeiro com o mundo livre" e até para "interromper seu programa nuclear".

"A vitória de Ahmadinejad é uma mensagem clara ao mundo de que sua política tem o apoio majoritário do povo iraniano", acrescentou Shalom.


Leia mais sobre Irã

    Leia tudo sobre: irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG