Para diminuir tensão, Hillary e premiê de Israel combinam encontro

O primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu, telefonou nesta quinta-feira para a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e os dois concordaram em se encontrar pessoalmente em Washington na próxima semana para discutir uma disputa sobre a ampliação dos assentamentos israelenses.

AFP |

Os dois participam na segunda-feira da reunião anual do lobby pró-israelense americano Aipac (American Israel Public Affairs Commitee).

Além disso, o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, prepara-se para voltar no domingo à região. Mitchell deveria ter chegado na terça-feira, mas adiou a viagem por causa do plano israelense de construir 1.600 casas em um assentamento perto de Jerusalém Oriental . O anúncio irritou os EUA e os palestinos.

AP
Hillary encontra o chanceler russo, Sergey Lavrov

Hillary encontra o chanceler russo, Sergey Lavrov

"Netanyahu ligou para a secretária de Estado", declarou Philip Crowley em Moscou, onde Hillary está para discutir com autoridades russas a redução de arsenais nucleares e meios de pressionar o Irã sobre seu programa nuclear .

"Abordaram o tema das ações específicas que poderiam ser tomadas para melhorar a atmosfera tendo como objetivo avançar para a paz", completou Crowley, sem dar mais detalhes.

Saia-justa

O anúncio sobre a ampliação dos assentamentos ocorreu quando o vice-presidente americano, Joe Biden, visitava a região com o objetivo de reiniciar as negociações indiretas de paz entre israelenses e palestinos .

O anúncio, porém, impediu qualquer progresso nas conversas, com os palestinos afirmando  que não seguiriam adiante se o projeto não fosse cancelado  e ainda provocou a pior crise diplomática entre os Estados Unidos e Israel nos últimos 35 anos , segundo o embaixador de Israel em Washington.

Na sexta-feira, Hillary, em declarações extraordinariamente ríspidas, classificou o incidente de insulto .

Leia mais sobre Oriente Médio

    Leia tudo sobre: israelpalestinos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG