Paquistão volta a suspender envios da Otan por passagem de Khyber

Islamabad, 14 jan (EFE).- As autoridades paquistanesas suspenderam hoje temporariamente o envio de suprimentos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ao Afeganistão através de sua principal passagem, a de Khyber, onde as forças de segurança iniciaram uma nova ofensiva contra os insurgentes, informou uma fonte oficial.

EFE |

Segundo a fonte, citada pela emissora de TV "Dawn", as forças de segurança destruíram hoje pelo menos oito casas ocupadas por insurgentes nesta demarcação tribal situada no noroeste do país.

No dia 30 de dezembro, o país suspendeu de maneira provisória o envio de suprimentos às tropas da Otan através de Khyber, por onde circulam diariamente cerca de 300 caminhões com combustível e mantimentos. A passagem foi reaberta três dias depois.

Na ocasião, as forças paramilitares lançaram uma operação, depois de talibãs perpetrarem seis ataques em duas semanas contra centros de provisão da Otan nos arredores da cidade de Peshawar, capital da conflituosa Província da Fronteira do Noroeste (NWFP).

Nos ataques, os fundamentalistas destruíram mais de 300 caminhões, contêineres e veículos blindados.

Segundo os analistas, 80% das provisões para as tropas internacionais desdobradas no Afeganistão chegam através do Paquistão. EFE igb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG