planos para movimentar tropas à fronteira indiana - Mundo - iG" /

Paquistão tem planos para movimentar tropas à fronteira indiana

Islamabad, 26 dez (EFE).- O porta-voz dos serviços secretos paquistaneses (ISI), Zafar Iqbal, disse hoje à Agência Efe que existem planos para que o Exército movimente tropas à fronteira com a Índia, diante da escalada de tensão entre os dois países, mas precisou que ainda não começaram a ser transferidas.

EFE |

"Não começamos a movimentar tropas, mas estamos vigiando muito atentamente a situação", disse.

Iqbal disse que o Exército está "suficientemente preparado para defender o país" e reconheceu que "existem planos" para a mobilização de tropas em sua fronteira com a Índia.

Uma fonte de inteligência ocidental disse à Agência Efe que recebeu informação de que "o Exército paquistanês decidiu ontem transferir algumas tropas para a fronteira oriental".

"Querem proteger bem as áreas da Caxemira e a zona que faz fronteira com o Rajastão (região indiana). Temem incursões indianas em seu território", disse.

Vários porta-vozes militares e fontes do Ministério do Interior consultados pela Efe se negaram a confirmar se está ocorrendo um movimento de tropas.

Segundo o canal "Geo TV", o Exército paquistanês decidiu cancelar a permissão de seus soldados e o corpo militar entrou em alerta máximo.

O Paquistão tem uma grande parte de suas tropas concentradas na fronteira com o Afeganistão, onde realiza várias operações militares contra membros da insurgência talibã e da rede terrorista Al Qaeda.

Após os atentados terroristas de 26 de novembro em Mumbai, que a Índia atribuiu ao Lashkar-e-Toiba (LeT), grupo caxemiriano estabelecido no Paquistão, ocorreu uma escalada de tensão entre as duas potências nucleares.

A imprensa indiana publicou nos últimos dias um relatório americano segundo o qual a Índia, através dos Estados Unidos, deu um prazo de 30 dias, justamente em 26 de novembro, ao Paquistão para desmantelar a infra-estrutura dos grupos terroristas que atuam em seu território. EFE igb-amp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG