Paquistão suspende toque de recolher para permitir fuga de civis

O governo do Paquistão anunciou que irá suspender por sete horas neste domingo o toque de recolher imposto no Vale do Swat, no noroeste do país, para que a população civil possa deixar a região, palco de confrontos entre as forças armadas e militantes do Talebã. De acordo com o governo, o toque de recolher será suspenso entre as 6h e as 13h deste domingo (no horário local) para que os moradores das cidades de Kambar e Raheemabad possam deixar a zona de conflito.

BBC Brasil |

O governo disse que, durante esse período, será permitida somente a saída de pessoas, e ninguém poderá entrar no Vale do Swat. Também informou que serão instalados campos de refugiados nas cidades de Peshawar e Naushara.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os recentes conflitosno noroeste do Paquistão já obrigaram mais de 500 mil pessoas a deixarsuas casas. Essas pessoas, disse a ONU, deverão se somar a outras 550mil que abandonaram a região desde agosto de 2008.

Um porta-vozdo Alto Comissariado da ONU para Refugiados disse que esta pode setransformar em uma das piores crises de refugiados internos do mundo.

"Sobrevivência"
Segundo analistas, o anúncio do governo indica que os confrontos na região deverão se intensificar nos próximos dias.

Neste sábado, o primeiro-ministro do Paquistão, Yusuf Raza Gilani, disse que o Exército está lutando "pela sobrevivência do país".

Mais de 15 mil soldados paquistaneses foram deslocados para a região. O Exército disse que 55 militantes foram mortos no sábado e outros 140 em confrontos anteriores.

As informações, no entanto, não puderam ser confirmadas de forma independente, devido a problemas de comunicação na região, que está sem linhas telefônicas.

Segundo o correspondente da BBC em Islamabad Mark Dummett, o governo paquistanês espera obter uma rápida vitória sobre os militantes, enquanto ainda conta com o apoio da população.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG