Paquistão reúne partidos para unificar posição sobre Mumbai

Islamabad, 1 dez (EFE).- Representantes de todos os partidos políticos paquistaneses reúnem-se amanhã em uma conferência de segurança nacional convocada pelo Governo para definir a posição do país diante da deterioração das relações com a Índia pelos atentados de Mumbai, informou hoje à agência Efe uma fonte governamental.

EFE |

O encontro ocorrerá na residência do primeiro-ministro, Yousef Raza Guilani, na capital Islamabad, com dirigentes de forças tanto parlamentares como de outras representações políticas.

"Trata-se de uma conferência vital para o Paquistão. Temos que zelar por nossa segurança e desenvolver um consenso nacional. Nestes momentos somos um. Estamos todos unidos", disse à Efe o porta-voz do primeiro-ministro, Zahid Bashir.

Bashir acrescentou que o Paquistão "quer paz e prosperidade" e que ofereceu "toda a cooperação necessária" à Índia, mas observou que "precisa receber informação segura" para que "o Governo possa empreender ações" contra os responsáveis pelos atentados de Mumbai.

As autoridades indianas disseram ter provas suficientes de que os terroristas que mataram pelo menos 188 mortos semana passada na capital financeira de Índia procediam do Paquistão.

A inteligência indiana suspeita do grupo terrorista Lashkar-e-Toiba, que tem sua base no Paquistão e luta pela independência da Caxemira, grupo que já acusaram de ter atentado contra o Parlamento indiano em 2001.

"Se há provas de que os responsáveis dos atentados têm sua base no Paquistão passaremos à ação. Mas eles (indianos) precisam nos repassar a informação de inteligência que demonstre que há evidências", disse Bashir.

Nos círculos políticos paquistaneses existe mal-estar pelas constantes acusações procedentes da Índia desde que ocorreram os ataques, embora o porta-voz governamental pondere que o país vizinho "ainda não acusou diretamente ao Governo", mas "elementos" do Paquistão. EFE igb/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG