Paquistão reitera aos EUA compromisso na luta contra o terrorismo

Islamabad, 18 out (EFE).- O subsecretário de Estado americano para a Ásia Central e Meridional, Richard Boucher, se encontrou hoje com o ministro de Interior paquistanês, Rehman Malik, que afirmou que o Paquistão continuará lutando contra o terrorismo.

EFE |

Segundo fontes oficiais citadas pela imprensa paquistanesa, Boucher, que chegou hoje a Islamabad em uma visita não anunciada, conversou com Malik sobre os avanços das operações que o Exército promove contra os insurgentes em várias áreas do noroeste do Paquistão.

A reunião entre Malik e Boucher transcorreu em meio a um clima "cordial" e "amistoso", informou o Ministério de Interior em comunicado.

Boucher, que ficará até segunda-feira na capital paquistanesa, deve se reunir com os principais líderes do país, disse à Agência Efe o porta-voz da embaixada dos EUA em Islamabad, Lou Fintor.

"Boucher terá uma série de reuniões rotineiras com membros do Governo e outras personalidades", disse Fintor.

O porta-voz do Partido Popular do Paquistão (PPP), Farhatullah Babar, disse à Efe que "é provável que (Boucher) se reúna tanto com o presidente (paquistanês) Asif Ali Zardari como com o primeiro-ministro Yousef Raza Gillani", entre outros.

No entanto, Babar frisou que até agora não se sabe quando essas reuniões acontecerão e que os encontros não puderam ser realizados hoje por "problemas de disponibilidade".

Esta manhã, Zardari homenageou as 140 vítimas do atentado de um ano atrás em Karachi, cometido após o retorno do exílio de sua mulher, a ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto.

Bhutto saiu ilesa desse ataque, mas foi assassinada dois meses depois durante um comício eleitoral na cidade de Rawalpindi.

Posteriormente, Zardari se reuniu com Gillani, Malik e o chefe do Exército, Ashfaq Kiyani, para discutir "questões de segurança interna" relacionadas à "guerra contra o terrorismo". EFE igb/wr;sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG