Paquistão lança ofensiva para recuperar estrada no Waziristão do Sul

ISLAMABAD - O Exército do Paquistão lançou uma ofensiva para recuperar o controle de uma importante estrada da região tribal do Waziristão do Sul, antes de começar uma operação em grande escala contra o líder talibã paquistanês, Baitullah Mehsud, informou neste sábado à Agência Efe uma fonte militar.

EFE |

"Tropas de infantaria começaram ontem a atacar posições dos fundamentalistas para desbloquear a estrada", explicou o porta-voz do Exército Basir Haider.

Haider, que não forneceu detalhes da operação, reiterou que a ofensiva do Exército contra Mehsud e a rede de insurgentes que lidera ainda não começou.

No entanto, a imprensa paquistanesa informou que as forças de segurança já mobilizaram carros de combate e desdobraram tropas em vários pontos do distrito, fronteiriço com o Afeganistão e considerado base terrorista em território paquistanês.

Segundo a emissora de TV "Dawn", que não identificou suas fontes, pelo menos 40 fundamentalistas morreram nas últimas 24 horas em bombardeios de aviões e helicópteros militares contra refúgios dos insurgentes no distrito.

O Governo ordenou no domingo passado que o Exército lançasse uma grande operação contra Mehsud, que lidera um movimento que reúne os diferentes grupos talibãs paquistaneses e que reivindicou a autoria da maioria dos atentados recentes no Paquistão.

Leia mais sobre: Paquistão

    Leia tudo sobre: paquistão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG