Paquistão inicia ofensiva contra Taleban

ISLAMABAD - As forças de segurança paquistanesas iniciaram uma operação por terra e ar contra esconderijos da milícia islâmica Taleban em uma região tribal do noroeste do país, considerada um novo refúgio fundamentalista, informou nesta quarta-feira uma fonte militar.

EFE |

"Uma ofensiva de curta duração está em andamento desde terça-feira à noite na região de Orakzai. Trata-se de uma ação combinada de forças militares convencionais e do corpo da guarda de fronteiras", explicou.

Segundo a fonte, o objetivo da operação são instalações e esconderijos da facção regional do movimento Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), que reúne diversos grupos taleban paquistaneses.

O Exército paquistanês já combate o TTP em outras áreas do noroeste e do conflituoso cinto tribal fronteiriço com o Afeganistão, e os analistas acreditam que Orakzai se tornou nos últimos meses o refúgio de muitos fundamentalistas que fugiram dos combates em regiões próximas.

O início da ofensiva coincide com a realização, nesta quarta-feira, de uma rodada de diálogo estratégico em Washington entre EUA e Paquistão.

As delegações estão lideradas pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o ministro de Exteriores do Paquistão, Shah Mehmood Qureshi, mas também contam com a presença de comandantes militares, incluindo os chefes do Exército, Ashfaq Kiyani, e dos serviços secretos (ISI), Ahmed Shuja Pasha.

Leia mais sobre Paquistão

    Leia tudo sobre: paquistãotalibãs

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG