Paquistão felicita povo afegão pelo sucesso das eleições

Islamabad, 21 ago (EFE).- O Governo do Paquistão felicitou hoje o povo afegão por ter realizado com sucesso as segundas eleições presidenciais após a queda do regime talibã, e disse que o pleito servirá para fortalecer as instituições democráticas.

EFE |

"O Governo e o povo do Paquistão felicitam o povo do Afeganistão pela bem-sucedida realização das eleições", disse o Ministério de Exteriores paquistanês, em comunicado.

O Executivo paquistanês acrescentou que o pleito contribuirá para o fortalecimento das instituições democráticas e injetarão "vigor e vitalidade à vida política do país".

Expressou sua "esperança" de que o processo eleitoral leve o Afeganistão a uma "era de paz, progresso e prosperidade", e assegurou que colaborará "estreitamente" com o novo Executivo que for formado no país após o pleito.

Além disso, o Paquistão confia em intensificar com o país vizinho as relações bilaterais, que qualificou de "próximas, cordiais e fraternas".

Cerca de 17 milhões de afegãos foram convocados na quinta-feira às urnas nas segundas eleições presidenciais no país após a invasão americana, em 2001.

As complicadas relações entre Paquistão e Afeganistão, país que acusava Islamabad de não fazer esforços suficientes para combater o fundamentalismo, melhoraram nos últimos meses, após a chegada de Asif Ali Zardari à Presidência paquistanesa.

A conflituosa região tribal limítrofe entre os dois países é habitada, majoritariamente, pela etnia pashtun, a mesma dos talibãs, e o local é refúgio de grupos insurgentes e membros da rede terrorista Al Qaeda.

Os dois países concordaram na necessidade de "abrir um novo e lúcido capítulo nas relações bilaterais para fortalecer" a cooperação regional e a "paz mundial", em uma declaração conjunta feita eme janeiro, por ocasião de uma cúpula entre Zardari e o presidente afegão, Hamid Karzai, em Cabul. EFE igb-mb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG