O Paquistão fechou nesta terça-feira a rota de abastecimento das forças da Otan e do Exército americano no Afeganistão através da passagem de Khyber (noroeste), ao mesmo tempo que o Exército do país iniciou uma vasta operação contra insurgentes na região.

A ofensiva, com a participação de artilharia, helicópteros e carros de combate, teve início na manhã desta terça-feira na zona tribal de Khyber, na fronteira entre Paquistão e Afeganistão, informou o administrador da região, Tariq Hayat, à imprensa.

"Lançamos uma operação contra os insurgentes e os grupos armados em Jamrud, porta de acesso à passagem de Khyber", afirmou.

"Os abastecimentos às forças da Otan foram temporariamente suspensos", acrescentou, ao informar que a principal estrada de ligação entre Peshawar e a cidade fronteiriça afegã de Torkham foi fechada.

Quase 80% do material das tropas estrangeiras no Afeganistão procede do Paquistão, do combustível aos equipamentos pesados. A maioria cruza a passagem de Khyber.

Khyber fica em uma das zonas tribais paquistanesas que se tornou um reduto dos talibãs e dos integrantes da Al-Qaeda que fugiram do Afeganistão depois que o regime talibã foi derrubado no fim 2001.

str-sst/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.