Paquistão e Afeganistão realizam primeira sessão de sua comissão de paz

Países buscam uma saída para acabar com os conflitos na região e negociar com os grupos insurgentes

EFE |

Paquistão e Afeganistão realizaram neste sábado, em Islamabad, a primeira sessão de sua comissão conjunta de paz, um foro para buscar uma saída dialogada para a guerra afegã e tentar negociar com os grupos insurgentes.

A delegação afegã liderada pelo presidente, Hamid Karzai, e pelo chefe do Exército, Sher Mohammed Karimi, se reuniu com os paquistaneses para inaugurar a comissão, segundo um comunicado oficial. Do lado paquistanês, participaram do encontro o primeiro-ministro, Yousuf Raza Gillani, o chefe do Exército, Ashfaq Pervez Kiyani, e o diretor dos serviços secretos (ISI, na sigla em inglês), Ahmad Shuja Pasha, informou à Agência Efe uma fonte do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo um comunicado militar, também está no Paquistão o chefe da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, Leon Panetta, que ontem se reuniu com Kiyani nessa que possivelmente será sua última visita ao país antes de assumir o cargo de secretário de Defesa. Gillani deve oferecer uma entrevista coletiva junto a Karzai após a primeira sessão do foro de diálogo.

O principal propósito da visita de Karzai, a primeira desde a morte de Osama bin Laden em 2 de maio, é inaugurar esta comissão cuja criação foi anunciada em abril. As duas partes decidiram que as sessões incluiriam as mais altas autoridades do Exército e dos serviços secretos, em uma tentativa de impulsionar o diálogo com os talibãs perante a perspectiva da saída gradual das forças estrangeiras do Afeganistão.

    Leia tudo sobre: PAQUISTÃOAFEGANISTÃOpazcomissão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG