Paquistão diz ter assumido controle sobre região tribal

Nova Délhi, 2 mar (EFE).- O Exército paquistanês garantiu hoje ter assumido totalmente o controle da região tribal de Bajaur, na fronteira com o Afeganistão, após uma operação militar de um mês contra a insurgência talibã.

EFE |

Segundo o canal de televisão "Geo", o chefe do corpo paramilitar fronteiriço, Tariq Khan, assegurou à imprensa que seus homens mataram 54 fundamentalistas, sendo sete líderes talibãs, mas não disse em quantos dias.

Um dos mortos é um comandante insurgente identificado como Orangzaib, suposto responsável por comandar 21 ataques suicidas na província paquistanesa de Punjab, segundo Khan.

No dia 6 de fevereiro, o comando militar paquistanês disse ter capturado um importante "bastião" dos talibãs em Bajaur matado 60 insurgentes desde o início da operação, no final de janeiro.

Durante a ofensiva, o corpo paramilitar fronteiriço contou com a ajuda de milícias tribais antitalibã.

O Exército já tinha iniciado em 2008 uma grande operação em Bajaur. No entanto, nos últimos meses, a insurgência ganhou força, segundo analistas e fontes da Inteligência.

Atualmente, as Forças Armadas paquistanesas têm frentes abertas em quase todas as áreas do conflituoso cinturão tribal da fronteira com o Afeganistão e no vale de Swat. EFE amp/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG