Paquistão anuncia a captura de outro líder taleban

O Paquistão prendeu o mulá Abdul Kabir, um alto comandante taleban e um dos principais líderes que combatem as forças americanas no leste do Afeganistão, informa o jornal The New York Times.

AFP |

A prisão aconteceu no momento em que o Paquistão intensificou a luta contra os talebans dentro de suas fronteiras, o que resultou na captura de vários líderes extremistas nas últimas semanas.

As operações seriam apoiadas pela CIA, mas o "The New York Times" destaca que a prisão de Kabir foi uma missão totalmente paquistanesa.

Um agente da inteligência paquistanesa disse ao jornal que o mulá Kabir foi detido há vários dias em Nawshera, província de fronteira na região noroeste do Paquistão.

Kabir integra um pequeno grupo de líderes chamado Shura de Quetta, que coordena as ações militares e se reporta ao principal líder taleban, o mulá Muhamad Omar.

Agentes de inteligência dos Estados Unidos e do Paquistão prenderam no mês passado o principal comandante militar, mulá Abdul Ghani Baradar, e outro membro da Shura de Quetta.

Leia mais sobre Taleban

    Leia tudo sobre: taleban

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG