Paquistão adverte Índia que só se combate terrorismo com cooperação

Islamabad, 17 ago (EFE).- O Governo paquistanês reagiu hoje às declarações do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, que disse dispor de informação crível sobre planos de novos atentados de grupos no Paquistão contra a Índia, e advertiu que o terrorismo só pode ser combatido com cooperação.

EFE |

"O terrorismo é um inimigo comum. O próprio Paquistão foi uma vítima do terrorismo", afirmou o Ministério de Assuntos Exteriores paquistanês, em comunicado.

Após as declarações de Singh, as autoridades paquistanesas entraram em contato com a Embaixada da Índia em Islamabad para reiterar a predisposição do Governo paquistanês em colaborar para "evitar qualquer ato de terror".

"As palavras do primeiro-ministro da Índia requerem uma pronta e séria atenção", considerou o ministério, que lembrou que o próprio Singh definiu no Egito com o premiê paquistanês, Yousuf Raza Gillani, que as duas partes "compartilharão informação real e crível sobre qualquer futura ameaça terrorista".

"Com toda sinceridade, pediríamos à Índia que compartilhe a informação que tem", disse o ministério, que defendeu uma "cooperação séria, sustentada e pragmática" entre as duas potências nucleares.

Em uma conferência sobre segurança interna, Singh disse hoje que tem informação sobre "planos em andamento de grupos terroristas no Paquistão" para cometer novos atentados contra a Índia.

Nos últimos meses, as reuniões no exterior separadamente entre Singh e o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, assim como com Gillani, propiciaram uma aproximação entre ambos os países.

Por causa do atentado terrorista em Mumbai em novembro de 2008, que deixou 166 mortos e que a Índia atribui o grupo fundamentalista Lashkar-e-Toiba (LeT), o diálogo formal entre as duas potências foi paralisado e Nova Délhi lança contínuas advertências a Islamabad sobre grupos terroristas com base no país vizinho. EFE igb-amp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG