Papagaios adolescentes vandalizam santuário na Nova Zelândia

WELLINGTON, Nova Zelândia - Uma gangue de papagaios adolescentes causou tumulto num santuário de pássaros na Nova Zelândia ao usar seus poderosos bicos para destruir ninhos.

AP |

Os papagaios nativos Kaka (pássaros jovens que ainda não atingiram a  maturidade sexual) destruíram ninhos e vandalizaram casas de pássaros, afirmou o guarda florestal Matt Robertson nesta sexta-feira.


Papagaios têm causado problemas na Nova Zelândia / AP

Cerca de 24 das 44 casas feitas durante o inverno foram destruídas,  ele disse, acrescentando que os pássaros arrancaram pedaços da madeira com seus bicos.

"Até onde eu saiba este comportamento destrutivo nesta escala é algo  inédito", disse Robertson.

O Kaka é uma espécie ameaçada pela perda do seu habitat natural,  competição com outras espécies e predadores como furões e gatos  selvagens. Eles desapareceram da capital, Wellington, no final do  século 19 quando as florestas foram devastadas para a construção de  assentamentos humanos.

Depois de uma ausência de mais de um século, o papagaio Kaka voltou ao santuário Karori, em Wellington, em 2002 com seis animais criados em cativeiro. Desde então, funcionários do santuário contaram mais de 100 pássaros adolescentes.

Os pássaros são muito inteligentes e astutos, disse Robertson.

"Para mãos humanas já seria difícil arrancar a porta deste tipo de  casa, mas os pássaros fizeram isso com o bico e as patas, o que é  impressionante", ele disse.

A equipe do santuário disse que o comportamento destrutivo foi mais  comum no ano passado, indicando que foi aprendido e imitado pelos  pássaros mais jovens.

Leia mais sobre Nova Zelândia

    Leia tudo sobre: apnova zelândia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG