Papa visita Sulmona para comemorar 8º centenário de Celestino V

No ano passado, um terremoto deixou mais de 300 mortos na região de Sulmona

EFE |

O papa Bento 16 visitou hoje a localidade de Sulmona, na região dos Abruzos (centro da Itália), para comemorar o 8º centenário do nascimento de São Celestino V, quem foi pontífice em 1294 durante alguns meses até sua renúncia. Em sua terceira visita à localidade, o papa partiu de helicóptero de Roma. Sua última viagem à região foi no ano passado após o terremoto de 6 de abril, que deixou mais de 300 mortos.

© AP
Bento 16 visita Sulmona para comemorar 8º centenário de Celestino V
Na Praça Garibaldi, o papa presidiu uma missa acompanhada por um grande número de fiéis, na qual expressou sua "proximidade" com todos os que passam por dificuldades e preocupações. O papa disse saber "que em Sulmona não faltam dificuldades, problemas e preocupações" e que pensava, em particular, nos que vivem em situação precária, sem trabalho e com a incerteza com relação ao futuro e o sofrimento físico e moral e com o sentimento de perda devido ao terremoto de 6 de abril de 2009.

Bento 16 afirmou que o fato de descobrir a Deus não é só o resultado do esforço pessoal, mas também da "graça própria que o Senhor nos deu". O papa disse que o breve Pontificado de Celestino V, que acedeu após um vazio na hierarquia eclesiástica de dois anos devido à divisão do colégio cardinalício e que renunciou por desacordo e intrigas de poder, se caracterizou pelo atendimento aos doentes e por seu distanciamento das modas, as imposições e a violência.

Em sua habitual reza do Ângelus dominical, feita extraordinariamente hoje a partir da Praça Garibaldi de Sulmona, o Bispo de Roma apostou por realizar um estilo de vida "sóbrio", como o da virgem Maria.

Na visita de Bento 16 a Sulmona está prevista a inauguração de uma casa de amparada para sacerdotes doentes e idosos, um almoço com os bispos de Abruzos e da vizinha região de Molise, assim como um encontro com policiais e presos no centro penitenciário de Sulmona e com jovens na catedral.

    Leia tudo sobre: papasulmona

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG