Papa se despede de jovens na Austrália e diz que Igreja precisa de renovação

Antonio Lafuente Sydney (Austrália), 20 jul (EFE).- O papa Bento XVI se despediu hoje dos jovens católicos em Sydney (Austrália) e disse que em sua homilia que a Igreja Católica e o mundo precisam de renovação espiritual.

EFE |

O pontífice aproveitou a ocasião para convidar os jovens presentes para participarem da próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2011 em Madri.

O papa, que na semana passada reconheceu a crise de religiosidade e fé vivida no Ocidente, explicou que "uma nova geração de cristãos é chamada para ajudar a construir o mundo".

"O mundo precisa de renovação!", destacou, antes de voltar a ressaltar a existência dessa crise de religiosidade ao afirmar que, "em muitas sociedades, juntamente com prosperidade material, está se estendendo um deserto espiritual: um vazio interior, um temor sem nome, um sentimento silencioso de desespero".

Para superar essa falta de fé, Bento XVI propôs o evangelho, que revela "a dignidade como homens e mulheres criados à imagem e semelhança de Deus e o maravilhoso chamado da humanidade, que é encontrar satisfação no amor".

Depois, o pontífice afirmou que "a Igreja também precisa dessa renovação e da fé, do idealismo e da generosidade" dos jovens, após o que os encorajou a serem sacerdotes.

"Dedico uma petição especial àqueles de vocês que o Senhor chama para o sacerdócio e à vida consagrada. Não tenham medo de dizer sim a Jesus", afirmou.

A missa no hipódromo começou com danças e músicas dos povos aborígines da Austrália, durante a qual 24 jovens receberam o sacramento da confirmação.

Bento XVI encerrou a Jornada Mundial da Juventude com o anúncio de que Madri receberá a próxima edição do evento religioso.

"Agora chegou o momento de dizer adeus, ou melhor, até logo.

Agradeço a todos por terem participado da Jornada Mundial da Juventude de 2008, em Sydney, e espero que nos vejamos dentro de três anos", disse depois da oração do Ângelus, abrindo um momento de suspense sobre a cidade sede da próxima Jornada.

Depois, Bento XVI sorriu para fazer o anúncio da cidade escolhida, e acrescentou: "A próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada em Madri, na Espanha".

O anúncio foi feito após uma longa manhã religiosa, que começou com uma missa no hipódromo de Randwick de Sydney, onde milhares de jovens passaram a noite em uma vigília que começou ontem quando o papa explicou a eles sobre "a pessoa do Espírito Santo".

Após tomar conhecimento da notícia da escolha da capital espanhola, o cardeal arcebispo de Madri, Antonio María Rouco Varela, disse que a Jornada Mundial da Juventude será realizada na terceira semana de agosto e afirmou que, como todas, terá grande "repercussão na vida social, cultural e geral da Espanha".

No entanto, o público presente à missa de hoje em Sydney foi menor do que o esperado, já que o papa teve que limitar o passeio do papamóvel pelos arredores do hipódromo, cujo recinto tem capacidade de 300 mil pessoas.

Com os espaços adjacentes, onde havia telões para os peregrinos esperados, os organizadores tinham calculado meio milhão de pessoas.

No entanto, esses espaços estavam vazios, e o passeio do papa por eles foi suspenso.

O diretor da Sala de Imprensa vaticana, padre Federico Lombardi, anunciou que o número oficial de presentes era próximo aos 350 mil, sem que a Polícia de Sydney tenha divulgado suas estimativas.

A participação dos fiéis na Austrália é pequena em relação à prevista pelo cardeal arcebispo de Madri, que afirmou, "sem exagerar", que será de quase dois milhões de pessoas em 2011.

Bento XVI, que se juntou aos trabalhos da Jornada Mundial da Juventude na quinta-feira, volta amanhã para Roma, de onde seguirá para o Palácio Pontifício de Castelgandolfo.

Embora os atos oficiais tenham terminado, fontes vaticanas não descartaram um encontro do papa com algumas das vítimas dos abusos sexuais cometidos por alguns sacerdotes na Austrália e pelos quais Bento XVI pediu perdão ontem e expressou sua dor. EFE alg/wr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG