Papa recebe vítimas de abusos sexuais cometidos por padres australianos

Sydney (Austrália), 21 jul (EFE).- O papa Bento XVI recebeu hoje (domingo no Brasil), na cidade australiana de Sydney, quatro vítimas de abusos sexuais cometidos por padres australianos, informa um comunicado do escritório de imprensa do Vaticano.

EFE |

No começo da manhã, o papa celebrou uma missa na capela da Catedral de Santa Maria, no centro da cidade.

Depois, o pontífice conversou com dois homens e duas mulheres vítimas de abusos sexuais, ouviu caso de casa um e consolou o grupo.

Bento XVI também prometeu que rezaria por eles, por suas famílias e por todas as vítimas de atos semelhantes.

A reunião, segundo o Vaticano, transcorreu em meio a um clima de respeito e forte emoção.

Com o gesto, acrescenta o comunicado, o papa quis expressar um sentimento, já manifestado outras vezes, sobre o drama dos abusos sexuais. Além disso, voltou a demonstrar sua compaixão por todos aqueles que foram vítimas de padres pedófilos.

Bento XVI, que parte hoje de Sydney, onde iniciou sua visita oficial no dia 17 de julho, já tinha anunciado sua intenção de "reconciliar" a Igreja Católica com as vítimas de abusos sexuais antes da sua chegada à Austrália.

Durante sua estada na cidade australiana, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o papa disse em uma homilia dirigida aos bispos australianos que sente "muito a dor e o sofrimento das vítimas".

"E lhes asseguro que, como pastor deles que sou, também compartilho de seu sofrimento", acrescentou.

Organizações australianas que representam os interesses das vítimas de abusos sexuais manifestaram seu descontentamento com o pedido de desculpas, considerado "vazio", pois não tinha sido dirigido pessoalmente às vítimas.

Mas o comunicado emitido hoje pelo escritório de imprensa do Vaticano explica que o papa quis falar com as vítimas depois da Jornada Mundial da Juventude, porque o autêntico motivo de sua visita à Austrália foi o encontro com os jovens católicos. EFE alg/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG